Como aumentar o valor da minha aposentadoria sendo MEI?
- 21/04/2022
- Categoria(s): Direito Previdenciário
Entenda o Caso
O MEI (Microempreendedor Individual) é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário, passando a ter CNPJ. Assim, ele passa a ter várias vantagens, como, por exemplo, facilidades na abertura de conta bancária, no pedido de empréstimos e na emissão de notas fiscais, passando a ter direitos e obrigações de uma pessoa jurídica.
Quando você vira um MEI, você passa a contribuir para o INSS de forma obrigatória. Entretanto, apesar dessa obrigatoriedade, essa é uma ótima forma de assegurar mais benefícios, como aposentadoria, auxílio doença, salário maternidade, entre vários outros.
O que devo fazer?
O MEI contribui com 5% do salário mínimo vigente e, por essa razão, quando se aposentar, ele receberá somente um salário mínimo, pois a contribuição do MEI é a mais baixa.
Mas o MEI que quiser aumentar o valor da sua aposentadoria, é possível fazer uma complementação de mais 15%, totalizando 20% de contribuição. Assim, além de aumentar o valor da sua aposentadoria, ele passará a ter direito à aposentadoria por tempo de contribuição.
Então, se você deseja complementar sua contribuição, será necessário emitir a Guia da Previdência Social, a famosa GPS. Você poderá preenchê-la pela internet ou manualmente comprando um bloquinho na papelaria.
Fique atento!
A legislação não permite a aposentadoria por tempo de contribuição para o MEI! Porém, para ter direito a essa modalidade, o MEI deverá complementar a contribuição mensal, que atualmente é de 5% com mais 15% sobre o salário mínimo, totalizando 20%, como foi explicado acima.